A Importância das Suas Competências Digitais

Qual a relação entre o Ensino Online e as Suas Competências Digitais?

Olá! Meu nome é George Lucena.

Sou o Gestor da Plataforma de Ensino Desenvolver Talentos Online, e hoje vamos falar um pouco sobre as Tecnologias Digitais que não necessariamente substituem antigas praticas e medodologias de ensino, mas sim as complementam.

Esse novo cenário digital e online, impões uma constante necessidade de adaptação às novas tecnologias e formas de comunicar…

E especialmente, traz mudanças significativas na forma de educar, treinar e capacitar no mundo online.

Por este motivo, as competências para lidar com estas tecnologias são um constante desafio a todos os envolvidos: Equipe Técnica e de TI, Equipe de Tutores, Suporte aos Alunos e Conteudistas, Divulgadores Digitais e também aos Alunos.

Um outro aspecto que devemos dar atenção, está relacionado com a escalabilidade e possibilidade de automação de alguns processos educacionais.

O Ensino Online e em especial sob a nomenclatura EAD (Ensino a Distância) já foi encarado como uma forma de mecanização do processo educativo, ou pior, foi tratado como um produto mercantilizado.

Nos, aqui na Plataforma de Ensino Desenvolver Talentos Online, não entendemos que este deva ser o caminho a ser tomado.

Acreditamos no papel fundamental do professor como elemento humano essencial e catalizador do processo de aprendizagem.

Ele é o elemento facilitador do aprendizado do aluno e através de suas experiências, sua metodologia e forma de apresentar os conteúdos, ajudando a dirimir as dúvidas dos alunos, background de suas experiências de ministrar o conteúdo e, principalmente, do apoio emocional e humano.

Enfim, é através de suas competências educacionais que os objetivos de aprendizado são atingidos.

Quando um Curso, ou mesmo uma Palestra, são ministrados, nos deparamos com um processo complexo que envolve Planejamento, Definição de Objetivos, Organização Metodológica e um processo de Avaliação.

Estamos falando de todo um conjunto de atividades sistemáticas que podem e devem se beneficiar dos recursos disponíveis na Comunicação Digital e Online, e principalmente, das competências do ministrante destes conteúdos.

Um bom processo educacional envolve as relações humanas, a gestão do tempo e das pessoas, o domínio de técnicas pedagógicas/andragógicas, o uso e domínio dos recursos digitais para promover a aprendizagem, ou seja, os domínios sócio-cultural, de gestão, tecnológico e cognitivo.

Deve-se salientar que os princípios básicos de um processo educacional sempre estarão presentes na educação tanto presencial quanto online, porém não se pode perder de vista que existem competências que são inerentes a cada modalidade e em especial ao processo do ensino online.

Competências estas como: o “Letramento Digital”, a capacidade de produção de materiais educacionais digitais (Vídeo inclusive).

Estamos diante da necessidade do aprendizado e aprimoramento de técnicas de automação de alguns processos educacionais, apesar de este assunto ter um debate acalorado, não podemos negligenciar de esta ser também uma das possibilidades e necessidades de assimilação destas novas competências.

Enfim, é preciso que o ministrante, o conteudista de um curso ou palestra online tome a consciência, reflita, aperfeiçoes e lance maão destas novas competências, sem entretanto, perder seu espaço e sua criatividade no processo educacional.

Por fim, é preciso ter em conta que, ao se tratar da educação online, está-se falando de um processo educativo como um todo, pois o cenário que se avizinha é o de uma integração cada vez maior dos processos típicos da educação online com as situações cotidianas da educação presencial.

O nosso desafio é transformar o atual modelo mecanicista, industrializado e sem compromisso com o aprendizado que encontramos em muitas propostas de ensino online, por uma forma, metodologia e processo que todos estão mais acostumados, favorecendo as relações humanas não só entre os alunos, mas também entre alunos, professor, conteudista, tutores, suporte e a própria plataforma de ensino online.

Esta publicação foi realizada em formato de resenha do texto extraído do livro Competências em Educação à Distância de Patrícia Alejandra Behar.

Desejo muito SUCESSO a Todos e a Todas.


 Visite nossa Fanpage. 


0 0 votes
Classificação
Sua Participação Relevante é muito importante!
Inscrição
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
POSSO AJUDAR? ENTRE EM CONTATO AGORA!
X